segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FAVELA DO SAVOY AMEAÇADA DE DESPEJO

"A Defensoria Pública do Estado de São Paulo entrou com um pedido na 2ª Vara Cível de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, para tentar prorrogar em 90 dias o prazo para reintegração de posse do terreno onde está a Favela do Savoy.

A reintegração de posse já foi determinada pela Justiça e está marcada para o dia 6 de março.
O terreno é da Savoy Imobiliária Construtora, que luta desde 2005 para reaver a área de 66 mil metros quadrados, onde vivem cerca de 700 famílias (aproximadamente 3,5 mil pessoas).

De acordo com a defensora pública Carolina Dalla Valle Bedicks, a preocupação é com as pessoas que não tem para onde ir, já que Carapicuíba não tem abrigos públicos e os dois únicos ginásios da cidade não têm condições de segurança e higiene para receber os moradores. “Pedimos essa prorrogação para que o Poder Público possa providenciar um lugar para as pessoas irem”.

Segundo o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), João de Albuquerque, o Jota, os moradores estão apreensivos porque convivem com a possibilidade de despejo há muito tempo. “Existem compromissos por parte do governo municipal de tentar adiar o despejo, mas, até agora, as pessoas não têm motivo para comemorar, ainda há um clima de tensão”

Para o líder do movimento, apesar de a prefeitura ter meios para solucionar o problema, os governos estadual e federal também devem atuar.
Ele assegurou que os moradores estão dispostos a resistir, caso a decisão judicial "de retomar do terreno seja mantida. “Nós tememos que haja violência, mas é difícil [evitá-la] em um dia de despejo, quando não se tem controle nem de um lado nem de outro”.

Mas a opção pelo confronto não é compartilhada pelos moradores da favela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos Pela Participação
Independente de sua Opinião