quinta-feira, 31 de maio de 2012

Debate na PUC

Ontem estive em um debate no Curso de Jornalismo da PUC, o assunto era A CULTURA NA PERIFERIA.

Quando chegamos eu, Ana Fonseca, Du Bode e Paulo, o Vagnão do Sarau da Brasa estava conversando sobre a Brasilandia e o Sarau, Divulgando livros, Poetas, Musicos, e cutucando uma vaga na PUC, quem não qué né ? ainda mas com pouca condição financeira que temos.

Paulo Rams e Ana Fonseca estavam na mesa representando o Coletivo Perifatividade, e após a sua apresentação, Paulo Rams pediu licença aos presentes e me chamou a mesa de debates.

Fui, e falei muito sobre as minhas experiencias vividas, as vitorias e as derrotas que consegui quando estava no Nucleo Cultural Poder e Revolução, Maloca Espaço Cultural, Biblioteca Comunitária Livro Pra que te quero, Oficina de MCs, SexraPreventivo, Hip-Hop Zumbi, EC Favela, Sarau do Caldo, Sopa de Letrinhas etc.

Também aproveitei para falar a respeito dos Movimentos Sociais, que tem papel fundamental nas periferias. Falei sobre os Movimentos de Moradia do Bairro, as lutas travadas, as manifestações, os diálogos e a falta deles com o poder publico. A criação da AMOPAZ, o aopio do Escritório Modelo da PUC nos casos de Remoções etc.


Não dava pra mim falar de cultura de periferia sem falar do Funk, Rap, Samba, Forró e Futebol.

Falei sobre a minha experiencia com os bailes funks no (69) e sobre a criminalização deste estilo musical, que precisávamos discutir muito estas letras e, alias em outras épocas, o samba, o Rap e até o Rock ja foram ou ainda são discriminados.

Sinceramente espero que o debate tenha sido proveitoso para os alunos do curso de jornalismo, e espero sinceramente que eles desconfiem sempre das chamadas " VERSÃO OFICIAL ", que procurem entender os fatos e os motivos que levaram ao acontecimento.

Pra mim foi gratificante poder estar na PUC, trocando Idéias com os de lá.

Pois acredito que nossa meta é: Igualdade, não inferioridade, não superioridade.

Romperei barreiras por um bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos Pela Participação
Independente de sua Opinião