sábado, 28 de maio de 2011

Acompanhe o Caso Vila da Paz ameaças de Despejo

DESPEJO

Defensoria Publica dia 15/05 na Comunidade

Neste domingo, sera apresentado a comunidade a equipe da Dr Carla, que representara as familias da Vila da Paz, Vila Cristina e Jardim São Saverio na ação judicial que moveremos contra a prefeitura de sp e contra a SEHAB.

Para isso fique atento e TRAGA para a reunião
Xerox do RG, DE TODOS DA CASA, CPF, e COMP DE RESIDENCIA (QUANTO MAS ANTIGO MELhOR) PRA COMPROVAR TEMPO DE MORADIA NAO LOCAL.

Tambem sera preenchido no local um cadastro com informação das familias e uma autorização para representação legal da DEFENSORIA PUBLICA-PUC.
Informaremos que :
1- Existe um numedo (xis) de crianças que ficaram sem creches e escolas,
2- Que ha idosos que serão pejudicados caso houver remoção
3- Que trabalhadores terão o acesso ao trabalho prejudicados em caso de remoção
4-Que a terrenos no qual podem ser cosnstruida moradias.
5-Que muitos vivem de pequenos comercios no local e é a unica fonte de renda etc.

Outro ponto importante da reunião é que tambem sera discutida a criação de uma nova Assossiação Comunitaria na região. Para isto teremos que eleger nossos representantes democraticamente, criar estatuto e legalizar a associação. Teremos todo o apoio dos defensores publico para agilizar as papeladas.
Assim teremos mas força e visibilidade em nossas lutas e movimentos.

DIA 15/05 as 10hs
NA QUADRA DA VILA DA PAZ
TRAGA DOCUMENTOS DE TODOS DA FAMILIA


Assembleia das Comunidade sobre Despejo Na Subprefeitura.

Ontem dia 27/04 as comunidades Vila da Paz, Vila Cristina e JD Saverio que se encontra em ameaça de despejo pela prefeitura de Sao Paulo se reunirão com representantes dos orgãos publicos para discutirem o assunto Moradia.

A Comunidade esteve presente em grande numero, lotanto a sala de reunião, muitos tiveram que ficar em pé.

A Sub Prefeita Cel. Vitoria, começou sua fala dizendo que estava ali para conversar e não aceitava AVACALHAÇÃO ( coisa de boi né ?), Falou que começaram o cadastramento porque o IPT Traçou a area como de risco 2, 3, e 4. Que são 271 casas em risco alto e que de fato terão que ser removidos.

O Povo: Concorda que nos casos de alto riscos tem que sair sim, Mas os casos Não for de alto risco, a prefeitura tem que 1° providenciar moradia, pra depois desapropriar a area, ja que não ha historico de desabamento, soterração e nem inundações na area. E reprova o auxilio aluguel proposto sem a garantia de habitação.
Que tem que ter projeto habitacional, senão o povo volta e ocupa a area desocupada novamente

O Secretario da SEHAB Sr Luiz: Disse que tinha boas noticias, que tem um plano municipal para habitação, o primeiro passo seria nós, o povo aceitar o auxilio aluguel por prazo de 30 meses, e que esse prazo seria renovado até sair programa para atender as familias, Disse que há 1000 moradias para a cidade de São Paulo

O Povo: Não aceitou o valor de R$ 300,00 e não acredita que tenha verba para prorrogar o prazo após os 30 meses,
PROPOSTA: Ja que tem verba pra pagar auxilio aluguel e prorrogar os 30 meses, Que use esta verba na construção de moradias.
Quanto as 1000 moradias estas são para a Cidade inteira, mas só na nossa Comunidade são mais de 4.000 Familias.
Informamos que existe muitos terrenos na região, e sugerimos a desapropriação destes para construção de moradias.
Que na Comunidade existe cerca de 400 apartamentos fechados e que estes fossem entregues aos moradores da comunidade. Pois os contemplados para tais apartamentos (funcionarios Publicos) se recusam a residir ali.

Cel. Bento:
Disse que a intervenção e convocação para cadastro ao qual as paredes das casas foram pichadas e moradores obrigados a posarem pra fotos e sem direitos de imagem esta dentro da lei. Tudo isso com acompanhamento da GCM e da PM.

O Povo: Todos sabemos que vigora a lei da cidade limpa, que pichação é crime, que policia militar é pra proteger e servir, e não para fazer escolta a funcionaripos publicos como fizeram no dia em que fizeram terorismo na comunidade Vila da Paz. Que temos direito a moradiae brigaresmo por este direito até o fim.

Deputado Jose Americo: Tambem esteve presente na assembleia, disse que é um desrespeito o modo que o povo esta sendo tratado. Que o IPT apesar do seu belissimo trabalho não é Deus, e que seu trabalho pode e deve ser contestado, Que a lei diz que tem que haver laudo individual para cada moradia e tem que ser assinado por 2 engenheiros para especificar qual residencia esta em area de risco e qual o grau deste, Coisa esta que a prefeitura não fez.
O Deputado Solicitou verbalmente o laudo do IPT para que este seja estudo, e se prontificou a pedir este laudo tambem formalmente aos orgoes competentes.
Criticou a postura da subprefeita de fazer uso da Policia Militar sem necessidades.

O Povo: Agradeceu a presença do Deputado Jose Americo e suas palavras, espera que o deputado possa representar nossa comunidade cumprindo o seu papel.
os populares agradece.

Dito UMM: Lembrou bem que a sub Prefeita Cel. Vitoria cumpriu com a sua palavra da reunião passada, onde prometeu esta assembleia com as comunidades, e que iria trazer o Secretario de Habitação para a reunião. Prometeu e tambem cumpriu com a interdição dos cadastros na comunidade.

O POVO: Desconfia e que não ha verba nem para atender as 72

Despejo - Revolta - Onibus Incendiado e Pouca Informação

Esses foram os ingredientes para os moradores da Rua Giacomo Gozarelli no Bairro do Parque Bristol em São Paulo fossem noticia nos telejornais de hoje.

A alguns dias funcionarios da Prefeitura de São Paulo estão pixando as paredes dos moradores, com codigos em letras e numeros. O problema é que falta informação sobre esses codigos, e a pouca informação que chega aos populares vem de varias formas e versões.

Algumas das informações que chegaram:
  1. Os barracos de Madeira vão ser derrubados, e a prefeitura vai pagar aluguel durante 2 anos, depois cada um se vira.
  2. Todas as casas de madeira e alvenaria que estiverem a menos de 20 Mts do corrego vão ser retiradas. A prefeitura vai pagar 2 anos e meio de aluguel.
  3. Os moradores vão ser remanejados para apartamentos a serem construidos no antigo charcot, dizem que a prefeitura comprou o terreno e vai construir moradias.
A avenida dos Ourives que segundo dizem, esta localizada em terreno pertencente a ANTARTICA, vai deixar de ser acesso para a av do Cursino, e por isso toda a Favela do Parque Bristol e Jardim São Saverio vai ser desocupada. quem mora no bristol vai para apt no terreno do Charcot, e quem mora no saverio para apt construidos em terreno na av do Cursino.

Ninguem sade ao certo qual a finalidade dos codigos. E isso esta gerando medo e revolta nos moradores.
A vila da Paz existe a uns 20 anos, ali funcionava um lixão aonde carros e carros de lixo e entulhos eram despejados diariamente.
Lembro das 1° invasões, o pessoal limpando o terreno, batendo prego, serrando madeiras e fazendo dali o seu lar.

Hoje não ha mas que 3 casa que não seja de alvenaria. A maioria é sobrado, a maioria dos moradores são nordestinos. Pagam agua e Luz individualmente.

A desinformação, ou o mal planejamento da prefeitura fez com que alguns moradores incendiassem um onibus, colocasse fogo em moveis no meio da rua, derramassem lagrimas de desespero.

Creio que nossos representantes deveriam reunir este pessoal em local comunitario e os orientassem sobre os projetos de infra estrutura e os planejamentos para o local.
E assim tirassem as duvidas dos moradores que estão desesperados, revoltados e com medo do futuro.
da Favela do Boqueirão, quanto mas pra atender nossa comunidade que tem mas de 4 mil familias.
Reforçou que o povo quer propostas dignas, que concorda com qua as casas que o risco é real seja demolidas, mas que haja assistencia garantida até sair a moradia definitiva.

Extra: A subprefeita se viu em saia justa, quando foi questionada pelo povo sobre o seu deboche com algumas falas, recebeu uma vaia que estremeceu a regional toda.
Tentou se explicar dizendo que não zombava dos presentes, e que aquele era o seu jeito.
O suou desceu, O corpo dela tremia feito vara verde.
E olha que não houve AVACALHAÇÃO isso é coisa de Vaca.

Por Terno


Um comentário:

  1. Acho que realmente as pessoas devem lutar por seus direitos mas incendiar um ônibus foi muita ignorância, falta de respeito total com quem precisa do ônibus para ir trabalhar.

    ResponderExcluir

Agradecemos Pela Participação
Independente de sua Opinião